Compreendendo e cumprindo com a Proposition 65 da Califórnia
- Working Heroes

- 18 de dez. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 14 de jan.
A Proposition 65 da Califórnia ("Prop. 65"), formalmente conhecida como Lei de Água Potável Segura e Fiscalização de Tóxicos de 1986, é uma lei estadual que exige que as empresas forneçam um "aviso claro e razoável" se seus produtos expõem indivíduos a produtos químicos conhecidos por causar câncer ou toxicidade reprodutiva. Com mais de 900 produtos químicos na Lista da Prop. 65, a conformidade é um processo crítico e muitas vezes complexo para as empresas. Aqui, detalhamos os principais aspectos do regulamento e fornecemos orientação para empresas que buscam atender aos seus requisitos.
O escopo da Proposition 65
A Proposition 65 se aplica a todas as empresas que vendem produtos na Califórnia. Suas principais disposições incluem:
Requisito de advertência: as empresas devem avisar os consumidores se seus produtos contiverem produtos químicos listados na Proposta 65.
Ampla responsabilidade: todas as entidades na cadeia de suprimentos, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas, podem ser responsabilizadas por violações.
Aplicação da Lei: As ações podem ser iniciadas pelo estado, agentes privados ou "qualquer pessoa de interesse público", que tem direito a 25% de quaisquer penalidades coletadas.
Penalidades: As empresas enfrentam multas de até US$ 2.500 por dia para cada violação.
Dado que os fabricantes estrangeiros não estão sujeitos à Prop. 65, as empresas sediadas nos EUA geralmente arcam com o peso das responsabilidades legais e financeiras.
Estratégias de conformidade para empresas
A conformidade com a Prop. 65 requer uma abordagem proativa e sistemática. Aqui estão as principais estratégias:
Conheça seus produtos e cadeia de suprimentos:
Entenda a composição química de seus produtos.
Exija que os fornecedores divulguem todos os produtos químicos e forneçam dados de teste.
Implemente um programa de teste robusto:
Use laboratórios credenciados e experientes para testes de produtos.
Garantir que os métodos de teste sejam confiáveis e legalmente defensáveis.
Atualize regularmente seus protocolos de teste para abordar novos produtos químicos, incluindo PFAS, que provavelmente atrairão um escrutínio cada vez maior.
Documente tudo:
Mantenha registros detalhados de testes, amostragens e avaliações de produtos.
Mantenha os produtos testados para referência futura.
Acordos de indenização:
Quando possível, inclua cláusulas de indenização em contratos com fornecedores ou fabricantes para compartilhar a responsabilidade.
Considere avisos preventivos:
Use os avisos da Prop. 65 proativamente se suspeitar de exposições potenciais, mesmo em pequenas quantidades.
Limites de Safe Harbor: Níveis de Risco Não Significativo (NSRLs) e Níveis de Dose Máxima Permitida (MADLs) da Prop. 65
Os níveis de safe harbor, que incluem Níveis de Risco Não Significativo (NSRLs) para produtos químicos causadores de câncer e Níveis de Dose Máxima Permitida (MADLs) para produtos químicos que causam toxicidade reprodutiva, foram estabelecidos para muitos dos produtos químicos listados na Proposition 65. Os níveis de exposição e descargas em fontes de água potável que estão abaixo dos níveis de safe harbor estão isentos dos requisitos da Proposta 65.
Em alguns casos, as ações de execução podem ter resultado em níveis de exposição negociados em relação a acordos de liquidação específicos. As empresas podem encontrar mais informações sobre ações de execução específicas no site da Proposta 65 do Procurador-Geral em https://oag.ca.gov/prop65.
A OEHHA também priorizou certos produtos químicos para o desenvolvimento do NSRL. Manter-se atualizado sobre esses desenvolvimentos pode ajudar as empresas a manter a conformidade e mitigar riscos.
Preparação para desafios legais
Em alguns casos, os avisos da Prop. 65 podem ser contestados por motivos constitucionais. Por exemplo, casos em andamento envolvendo acrilamida e glifosato podem determinar se a listagem desses produtos químicos infringe os direitos da Primeira Emenda. As empresas devem monitorar esses desenvolvimentos de perto, pois eles podem reformular os requisitos de conformidade.
Cenário regulatório em evolução
A Pro. 65 não é estática. As mudanças recentes e propostas incluem:
Atualizações de avisos de formato curto: a Califórnia propôs regulamentações que exigem texto expandido para avisos de formato curto, aumentando potencialmente os encargos de conformidade.
Adições de novas substâncias químicas: novos químicos são regularmente adicionados à Lista da Prop. 65, exigindo que as empresas permaneçam vigilantes.
Além disso, a Prop. 65 opera dentro de uma estrutura mais ampla de regulamentações químicas da Califórnia, incluindo leis de Química Verde, requisitos de relatórios de utensílios de cozinha e mandatos de embalagens recicláveis. Outros estados também estão adotando regulamentações químicas semelhantes, enfatizando ainda mais a necessidade de vigilância.
Visão geral
Navegar pela Prop. 65 requer uma combinação de due diligence, sistemas robustos e consciência legal. Ao tomar medidas proativas, como engajamento de fornecedores, testes rigorosos e documentação abrangente, as empresas podem mitigar riscos e garantir a conformidade. Permanecer atento às atualizações regulatórias e tendências mais amplas posicionará ainda mais as empresas para ter sucesso em um ambiente regulatório desafiador.
A conformidade com a Prop. 65 não se trata apenas de evitar penalidades; é uma oportunidade de demonstrar comprometimento com a segurança do consumidor e a administração ambiental. As empresas que priorizam a transparência e o gerenciamento proativo de riscos podem transformar a conformidade regulatória em uma vantagem competitiva.
O que fazer se seu produto não contiver uma substância química listada na Proposition 65
Uma carta com a declaração abaixo pode ser usada para informar seus clientes sobre a conformidade do seu produto.
A Proposition 65 da Califórnia, também conhecida como Lei de Água Potável Segura e Fiscalização de Tóxicos, determina que o Governador da Califórnia mantenha e publique uma lista de produtos químicos reconhecidos pelo estado como causadores de câncer ou danos reprodutivos. [Nome da empresa] confirma que os produtos fornecidos são fabricados em conformidade com a Lei de Água Potável Segura e Fiscalização de Tóxicos da Califórnia a partir de [data] e atendem a todos os requisitos regulamentares da Proposition 65.
O que fazer se seu produto contiver uma substância química listada na Propostion 65
Requisitos de rotulagem da Prop. 65 para fabricantes e distribuidores
Se um produto contiver um produto químico listado na Prop. 65, os fabricantes e distribuidores devem garantir a conformidade colocando avisos claros no produto. Esses avisos são essenciais para informar os consumidores sobre riscos potenciais. Os seguintes requisitos devem ser atendidos:
Avisos específicos para riscos:
Avisos separados devem ser fornecidos para produtos químicos que causam câncer e aqueles que causam danos reprodutivos.
Se um produto contiver produtos químicos associados a ambos os riscos, ambos os avisos são necessários.
Formatos de aviso:
Fabricantes e distribuidores podem usar versões curtas ou longas de avisos, dependendo do tamanho do produto e de sua embalagem.
Os avisos devem incluir:
Um grande triângulo amarelo de advertência.
A palavra "Aviso" em uma fonte maior.
Traduções em outros idiomas para corresponder à embalagem do produto.
Um URL da web direcionando os consumidores para o site oficial da Proposta 65 (www.P65warnings.ca.gov).
A frase "exponha você" em vez de "contenha".
Avisos para compras on-line:
Para transações on-line, os avisos devem ser exibidos antes ou durante o processo de transação.
Exemplos de notificações de formato longo:
Risco de câncer: "Este produto pode expô-lo a produtos químicos, incluindo [nomes de quaisquer produtos químicos presentes], que são [são] conhecidos pelo Estado da Califórnia por causar câncer. Para obter mais informações, acesse www.P65warnings.ca.gov."
Risco à saúde reprodutiva: "Este produto pode expô-lo a produtos químicos, incluindo [nomes de quaisquer produtos químicos presentes], que são [são] conhecidos pelo Estado da Califórnia por causar defeitos congênitos ou outros danos reprodutivos. Para obter mais informações, acesse www.P65warnings.ca.gov."
Responsabilidade do varejista
Se um fabricante estrangeiro não cumprir a Proposta 65, o varejista que vende seus produtos na Califórnia pode ser responsabilizado por não fornecer os avisos necessários.
Isenções da Proposition 65
Certas organizações e cenários estão isentos dos requisitos de advertência da Proposition 65:
Agências governamentais e empresas de serviços públicos: essas entidades não estão sujeitas aos requisitos da Prop. 65.
Pequenas empresas: empresas com nove ou menos funcionários estão isentas.
Nenhuma exposição a riscos significativos: as empresas podem avaliar o nível de exposição de um produto químico em seu produto e compará-lo ao NSRL estabelecido para esse produto químico. Se a exposição estiver abaixo do NSRL, elas geralmente não são obrigadas a fornecer um aviso da Prop. 65.
Produtos químicos de ocorrência natural: produtos químicos naturalmente presentes em alimentos estão isentos.
Descargas insignificantes: descargas que não resultam em uma quantidade significativa do produto químico entrando em um suprimento de água não estão sujeitas à Prop. 65.
Ao aderir a esses requisitos e entender as isenções, as empresas podem navegar efetivamente pelas complexidades da conformidade com a Prop. 65.
Califórnia atualiza requisitos de advertência de forma abreviada sob a Proposta 65
Em 6 de dezembro de 2024, o Escritório de Avaliação de Riscos Ambientais para a Saúde (OEHHA) da Califórnia anunciou a aprovação de emendas aos requisitos de advertência de forma abreviada sob a Prop. 65. A partir de 1º de janeiro de 2025, as advertências de forma abreviada devem identificar pelo menos um produto químico específico para cada ponto final (por exemplo, carcinogenicidade ou toxicidade reprodutiva) coberto pela advertência. No entanto, os fabricantes terão um período de carência de três anos para atualizar as advertências de forma abreviada no produto.
Além disso, as emendas esclarecem que as advertências de forma abreviada agora podem ser usadas para advertências de "Safe Harbor" em produtos alimentícios, revertendo os regulamentos atuais que proíbem tal uso.
Referências
Prop. 65 List of Chemicals: https://oehha.ca.gov/proposition-65/proposition-65-list
Safe Harbor Limits: https://oehha.ca.gov/proposition-65/general-info/current-proposition-65-no-significant-risk-levels-nsrls-maximum#:~:text=Safe harbor levels, which include No Significant,exempt from the requirements of Proposition 65.


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